[livro] Ofuscação

Saiu em 2015 um livro em inglês chamado “Obfuscation“, de Finn Btunton e Helen Nissenbaum.

O conteúdo trata de como se mover de forma mais segura no meio da vigilância. Exemplos de técnicas seriam despistar ou criar ruído, se “camuflar” digitalmente, ou então fazer umas pequenas sabotagens. A primeira parte trata de casos reais de ofuscação, não apenas digital, mas de várias áreas como radares, poker ou grampo.

Já a segunda parte vai tentar responder às seguintes perguntas: Por que a ofuscação é necessária? Podemos justificá-la? A ofuscação funciona?

Tudo isso levando em conta o contexto onde esta técnica está sendo usada: se você está agindo individualmente ou em grupo, quais são os meios de vigilância do seu adversário, sua ação é pública ou secreta ou anônima, sua escala de tempo é de curto ou médio prazo, etc.

Ainda não terminei de ler, mas já posso dizer que minha percepção sobre cultura de segurança se ampliou: ao lado da criptografia, a ofuscação parece trazer meios viáveis para as pessoas que não querem deixar de usar os serviços digitais comuns se protegerem melhor e resguardarem mais a sua privacidade.

baixe o PDF.

Obfuscation_

Um comentário em “[livro] Ofuscação”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *