Email com texto simples x html

Lembra a primeira vez que um email apareceu piscando, tocando midi, cheio de cor e com palavas em destaque? Pois é, não foi uma amizade sua que enviou, né? Muito provavelmente foi uma empresa querendo te oferecer alguma tranqueira.

Essa formatação arrojada que aparece num email é graças à HTML, uma linguagem de programação originalmente desenvolvida para criar páginas na web. Ela permite pegar um texto simples e deixá-lo “bonito”, “atraente”, misturá-lo com logos e links. Mas afinal, a quem interessa todo esse desáine?

O mercado livre e o catarse me mandam email em HTML. Obviamente, gmail, twitter, couchsurfing, greenpeace, wordpress também usam HTML. Mas não só empresas gostam de figurinhas e links mascarados. Veja os boletins que você assina, blogs, grupos com engajamento social ou político: a galera pira na HTML. Claro, pode ser apenas uma escolha automática, “todo mundo faz assim”, mas meu palpite é que, da mesma forma que as megatecs, os grupos que propagam ideias ou causas também querem nos rastrear: quem clicou em tal link, o que interessou tal pessoa, quantas pessoas nos apoiam, etc. Pois é…

Agora vou dar dois exemplos de grupos que se comunicam com milhares de pessoas e que usam texto simples em seus emails. Um é a Cryptorave de São Paulo e outro é o Tactical Tech Collective (TTC) de Berlim. Toda a divulgação, as convocatórias, as chamadas para financiamento coletivo da Cryptorave vêm num email plano, simples, direto. As ideias, referências de conteúdos, divulgação de oficinas e bolsas do TTC também não têm firulas. Todos os links estão escritos por inteiro, não tem pixels secretos nem logos. Viu só, tá tudo bem. E, na real, a gente agradece!

Abaixo tem uma tradução do site https://useplaintext.email, onde encontrei bem descritinho as razões para escolher formatar seus emails com texto simples ao invés de HTML.

Por que o texto simples é melhor que o HTML?

Os e-mails com formatação HTML são usados principalmente para marketing – ou seja, e-mails que, antes de mais nada, você provavelmente não quer ver. As poucas vantagens que oferecem aos usuários finais, como links, imagens em linha (no corpo da mensagem) e texto em negrito ou itálico, não valem a pena.

HTML como um vetor para phishing

Os e-mails HTML permitem mostrar links que escondem a URL por trás de algum texto com cara amigável. Entretanto, este é um vetor extremamente comum para ataques de phishing, onde um remetente malicioso cria um link enganoso que o leva a um website diferente do que você espera. Muitas vezes estes sites são modelados iguaizinos à página de login de um serviço que você usa, e aí está a armadilha para digitar a senha de sua conta. Em e-mails em texto simples, a URL é sempre visível, e você pode mais facilmente fazer uma escolha informada para clicar nela ou não.

Invasão de privacidade e rastreamento

Praticamente todos os e-mails HTML enviados pelos marqueteiros incluem identificadores em links e imagens inline que são projetados para extrair informações sobre você e enviá-las de volta para o remetente. Examine os URLs de perto – os números e letras estranhas são exclusivos para você e usados para identificá-lo. Estas informações são usadas para hackear seu cérebro, tentando encontrar anúncios que são mais suscetíveis de influenciar seus hábitos de compra. Os e-mails HTML são bons para os marqueteiros e maus para você.

Vulnerabilidades do cliente de e-mail

O HTML é um conjunto extremamente grande e complicado de especificações projetado sem ter em mente os e-mails. Ele foi projetado para navegar na rede mundial de computadores, na qual uma enorme variedade de documentos, aplicações e muito mais estão disponíveis. A implementação até mesmo de um subconjunto razoável destes padrões representa centenas de milhares de horas de trabalho, ou mesmo milhões. Um grande subconjunto (talvez a maioria) destas características não é desejável para e-mails, e se incluído numa mensagem pode ser aproveitado para vazar informações sobre você, seus contatos, seu calendário, outros e-mails em sua caixa de entrada, e assim por diante. No entanto, devido ao esforço hercúleo necessário para implementar um renderizador HTML, ninguém construiu um especializado para e-mails que seja garantidamente seguro. Ao invés disso, navegadores web de propósito geral, com muitas de suas características desabilitadas, são empregados na maioria dos clientes de e-mail. Esta é a fonte número um de vulnerabilidades em clientes de e-mail que resultam na divulgação de informações e até mesmo na execução de código malicioso arbitrário.

Esta é uma lista de 421 vulnerabilidades de execução de código remoto no Thunderbird. Se você estiver entediado, tente encontrar uma que não explore a tecnologia web.

Os e-mails HTML são menos acessíveis

Navegar na web é um grande desafio para os usuários que precisam de um leitor de tela ou outras ferramentas de assistência para usar seu computador. Os mesmos problemas se aplicam ao e-mail, só que é pior ainda – tornar um e-mail HTML acessível é ainda mais difícil do que tornar um site acessível devido às limitações impostas aos e-mails HTML pela maioria dos clientes de e-mail (que eles não têm outra escolha a não ser impor – pelas razões de segurança mencionadas acima). Em comparação, e-mails de texto simples são muito fáceis para os leitores de tela recitarem, especialmente para usuários com clientes de e-mail especializados projetados para este fim. Como você fala o texto em negrito em voz alta? Como seria uma imagem em linha?

Alguns clientes não podem exibir e-mails HTML de forma alguma

Alguns clientes de e-mail não suportam e-mails HTML de forma alguma. Muitos clientes de e-mail são projetados para funcionar em ambientes somente de texto, como um emulador de terminal, onde são úteis para pessoas que passam muito tempo trabalhando nesses ambientes. Em uma interface somente de texto não é possível renderizar um e-mail HTML e, em vez disso, o leitor verá apenas uma bagunça de texto em HTML bruto. Muitas pessoas simplesmente enviam e-mails HTML diretamente para spam por este motivo.

Texto rico não é tão bom assim, de qualquer forma

Os recursos de texto rico desejáveis para os usuários finais incluem coisas como imagens em linha, texto em negrito ou itálico, e assim por diante. No entanto, a troca não vale a pena. As imagens podem ser simplesmente anexadas ao seu e-mail, e você pode empregar coisas como *asteriscos*, /slashes/, _underscores_, ou UPPERCASE para ênfase. Você ainda pode comunicar seu ponto de vista efetivamente sem trazer consigo todas as coisas ruins que os e-mails HTML carregam consigo.

Em resumo, os e-mails HTML são um pesadelo de segurança, são usados principalmente para fazer publicidade e rastrear você, são menos acessíveis para muitos usuários e não oferecem nada que seja especialmente bom.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *