Skip navigation

Somos o Coletivo Anarcotecnológico Mar1sc0tron, um coletivo anarquista que está focado na difusão, promoção e construção de uma cultura de segurança. Trabalhamos para a construção dessa cultura através de treinamentos, oficinas e da difusão de informação.

Sintomas como: a vigilância de arrasto; o bloqueio de serviços de mensagens instantâneas durante revoltas e insurreições; o uso de redes sociais como peças-chave em guerras híbridas; homens controlando suas parceiras afetivas através de tecnologias de vigilância; filtros-bolha e algoritmos que incorporam valores racistas; cidades inteligentes e internet das coisas elevando a vigilância a um nível nunca antes visto; o aquecimento global e, acima de tudo, a crença cega na tecnologia para resolver todos esses problemas nos levam a pensar que uma transformação é urgente.

Vemos a Cultura de Segurança como um dos mecanismos de modificação, uma ferramenta que potencializa coletivos e indivíduos organizados a atingir seus objetivos de transformação social. A cultura de segurança torna possível termos atenção ao contexto onde estamos trabalhando e perceber nossas vulnerabilidades individuais e de grupo para podermos agir em direção a um objetivo transformador.

Percebemos a cultura de segurança a partir de uma abordagem onde política e tecnologia estão intimamente ligadas na conformação da sociedade, em nível macro e em nível micro. Estamos ativxs desde 2014, ministrando oficinas para coletivos de esquerda e movimentos sociais. Iniciamos participando de debates e difundindo materiais sobre midialivrismo, rádio, segurança da informação e cultura de segurança. Hoje, focamos nas oficinas e treinamentos de segurança para, no longo prazo, fomentar uma cultura consciente de resistência nos grupos que visam a transformação social.

Como o Marisco, que com sua casca se protege das ameaças, mas se abre com a maré estando atento ao entorno, devemos nós mesm@s aprender a forjar a nossa casca, sem que com isso percamos a capacidade de nos comunicarmos. Por isto, andamos por aí com uma antena em nossas cabeças, buscando captar e transmitir boas vibrações e nos preparando para singrar os novos mares tenebrosos que se apresentam a nossa volta.

contato: org-mariscotron[a-na-bola]lists.riseup.net

One Trackback/Pingback

  1. […] Sobre noix […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *