Tecnota: Pequenas descobertas sobre smartphone 1

Esta é uma breve compilação das descobertas que fiz para smartphone e android. Até hoje tenho um pé atrás com smartphones. Não há dúvida de que são as ferramentas mais poderosas e pervasivas de vigilância jamais inventadas. Como lidar com isso é um dos problemas mais ignorados da tecnopolítica. As pessoas simplesmente foram engolidas e usam porque têm que usar.

Repositórios e APKs

A primeira pergunta que me veio quando pensei num espertofone foi “mas pra quê diabos um software obrigatoriamente (mesmo os gratuitos/free e/ou de código aberto) tem que passar por uma das stores das grandes corporações? Primeiro, rebatizar um software para “app” já me soou estranho. E é justamente essa a diferença: um app necessariamente gera receita. Obviamente, não pra mim, nem pra ti, mas para uma empresa que já ganha MUITO dinheiro.

Além disso, tu precisas estar devidamente cadastrado nessa corporação. Não só o teu nome e email, como sempre aconteceu na internet livre, mas hoje tens que colocar teu número telefone também. Isso significa ter seu nome real completo, RG, CPF e na maioria das vezes o teu endereço. De “eu só queria instalar um software e saber mais sobre tal assunto” a internet virou “aqui está a sua conta; e lembre-se que sabemos tudo sobre você”.

Na minha mentalidade primitiva de software, eu ficava pensando: “que coisa ridícula, cadê os instaladores? Quero só baixar anonimamente e instalar a parada”. Foi então que descobri que os apps para android são programas geralmente escritos em java e compactados em um arquivo .APK. Instalar um apk é basicamente criar uma pasta e um atalho na janelinha do “telefone”. Ou seja, muito mais simples que a instalação de um software em linux, por exemplo.

Foi aí que descobri o site www.apkpure.com , que contém apks de tudo quanto é repositório de android. Ali é possível baixar sem se cadastrar. Tem também o repositório f-droid com vários app de código aberto.

cropped-header-resp1

Mas e como fica a segurança? Como vou saber que o software, na verdade o app, está igual ao que o desenvolvedor lançou? Como vou saber se não colocaram uma backdoor ou outro tipo de código malicioso? Boa pergunta. Como você que usa g-play ou i-store pode garantir isso? Que garantia de privacidade você tem do gugou? Pois é, nenhuma. Prefiro tentar aprender mais sobre segurança e trazer esse poder pra mim do que confiar numa empresa que sabidamente negocia os dados de seus clientes.

Navegador Orfox

Ao instalar o orbot (pra usar a rede TOR no smartphone), descobri que o Guardian Project tinha lançado há pouco um novo navegador para telefone que substituiria o orweb. O orfox procura manter os mesmos objetivos de projeto do Tor Browser ao mesmo tempo que incorpora várias funcionalidades do firefox para android. Seu código é aberto e pode ser revisado aqui. As diferenças entre o orfox e o tor browser e o orweb estão descritas aqui.

orfox-feature-graphic

SSH Droid

Outra pergunta que me vinha era: “como posso acessar TODOS os arquivos que estão no meu espertofone?” Eu olhava aquela interface do android sobre meus apps e ficava totalmente insatisfeito. Não sou nenhum hacker e não entendo quase nada de programação, mas não saber o que tá ali era muito frustrante.

Foi então que descobri uma forma de acessar o diretório raiz do telefone!

O que fiz foi basicamente o seguinte: instalei o sshdroid, criei um ponto de acesso sem fio no meu notebook, rodei o sshdroid para criar um servidor SSH no telefone e me conectei a ele via file explorer no linux. Segue abaixo o tutorial.

  1. No celular, baixe o SSHDroid pelo repositório f-droid.
  2. No notebook com debian, ubuntu ou linux mint, vá nas suas configurações de rede e simplesmente aperto o botão “criar um ponto de acesso sem fio”. Isso faz com que outros computadores possam se conectar remotamente ao seu computador. Na janela seguinte aparecerá o nome da rede e a senha.
  3. no celular, habilite o adaptador de rede wi-fi e conecte-se a rede criada no notebook.
  4. no celular, rode o SSHdroid. Automaticamente ele criará um servidor ssh no seu celular. Seu endereço será algo como “root@192.168.1.101”. A senha padrão é “admin”.
  5. no notebook, vá no file explorer, arquivo->conectar-se a um servidor. Escolha o protocolo SSH e digite o endereço IP. Coloque “root” como usuário e “admin” como senha.

Pronto! Divirta-se explorando o sistema de arquivos do seu espertofone desde a raiz. O tutorial completo em inglês está aqui.

Mesmo assim, não me dei por satisfeito pois dependo do celular estar ligado e funcionando para poder fazer todo esse malabarismo. Gostaria mesmo de poder acessar a memória do telefone direto do meu notebook. Isso aprenderei assim que conseguir trocar o sistema operacional do telefone (de android para securegen ou replicant). (É bem desagradável não ter uma única boa opção de sistema operacional para telefone!)

Shashlik

Esse é um software que roda programas de android no ambiente linux. Infelizmente só tem para arquiteturas de 64bits. Site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *