Estratégias de Navegação Online

Trecho do projeto https://myshadow.org

Navegue do seu jeito na
sociedade da informação

1. Redução

Menos é mais!

Dados que não são criado não podem ser coletados, analisados, guardados ou vendidos. Essa estratégia está baseada na premissa de que quanto menos dados produzirmos, melhor.

Exemplos:
1. Limite a geração de dados resistindo a dar informações. Você não precisa preencher todos os campos dos formulários de registro.
2. Limpe sua identidade online, apague do seu espertofone os aplicativos que não usa mais, e apague as imagens, emails e mensagens defasadas.
3. Bloqueie acessos indesejados, e instale os complementos Privacy Badger e NoScript para evitar que cookies e scripts de terceiros rodem no seu navegador e coletem seus dados.

2. Ofuscação

Esconda-se na multidão!

Confunda as empresas com ruído. A estratégia de ofuscação envolve criar um monte de informações falsas para que companhias, governos e outros indivíduos não consigam distinguir os dados que são verdadeiros dos falsos.

Exemplos:
1. Crie diversos perfis falsos em redes sociais com nomes semelhantes ou as mesmas imagens.
2. Mascare sua identidade pessoal no Facebook através da criação de uma conta e identidade de grupo.
3. Crie ruído clicando em propagandas aleatórias, ou instale a complemento Adnausiam, uma ferramenta que fará isso por você por trás dos panos, enquanto você faz outras coisas.
4. Confunda o Google instalando o complemento TrackMeNot, uma ferramenta que gera pesquisas aleatórias, mascarando suas pesquisas e perguntas reais.
5. Use uma VPN para mudar o seu endereço de IP.
6. Mude o nome que está configurado no seu telefone.
7. Mude suas rotinas…

3. Compartimentalização

Diversifique!

Quando estamos desconectadas, temos diferentes “eus” em diferentes situações sociais: no trabalho ou na escola, pode ser que usemos diferentes versões de nós mesmas das usadas em casa, no bar, ou na academia. Naturalmente, nós temos a tendência de gerenciar bem essas diferentes identidades. A estratégia de compartimentalização diz respeito ao gerenciamento de múltiplas “personas” online também, separando diferentes redes sociais, interesses, informações e identidades em diferentes “compartimentos”.

Exemplos:
1. Procure pelo seu nome online e escreva uma lista de todas as diferentes contas que você possui. Isso é um primeiro passo em direção à separação da sua vida online em diferentes esferas.
2. Crie diferentes contas em redes sociais com nomes diferentes.
3. Coloque os rastros dos seus dados em diferentes gavetas: use certos navegadores para certos tipos de atividades online; ude diferentes aplicativos de chat para diferentes círculos sociais.
4. Isole dados pessoais ou valiosos guardando-os num dispositivo diferente.
5. Dissocie sua vida no trabalho da sua vida social através do uso de contas de email separadas para cada uma.

4. Fortificação

Meus dispositivos, minhas regras!

Crie barreiras, restrinja o acesso a visibilidade. Esta estratégia significa manter seus dados seguros de bisbilhoteiros.

Exemplos:
1. Crie uma barreira: instale um programa de anti-vírus e mantenha-o atualizado.
2. Mantenha seus dados guardados à chave: criptografe seu espertofone, computador e trablet.
3. Interrompa os sinais: desligue sua internet sem fio e o bluetooth quando não estiver usando-os e colque seu espertofone numa “mochila de faraday” (você pode construir uma!) quando não quiser ser seguida.
4. Simples e efetivo: cubra sua webcam quanto não estiver usando-a.
5. Confirme se você está se conectando aos websites através de uma conexão segura (quando o website suporta isso!), através da instalação do complemento HTTPS Everywhere no seu navegador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *